Nossa história






A FAMEC – Fundação Educacional de Vitória da Conquista é uma entidade jurídica, sem fins lucrativos, com sede e foro em Vitória da Conquista – Bahia, tendo patrimônio e personalidade jurídica própria. Regida por Estatuto e Regimento interno em consonância com a legislação vigente, Lei 8.069 de 13/07/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, fundada em 05/04/1984, com o objetivo específico de promover assistência integral à criança e adolescentes carentes, oferecendo-lhes educação, lazer esporte, iniciação profissionalizante para um posterior encaminhamento ao mercado de trabalho. A FAMEC é reconhecida como Utilidade Pública Municipal, Lei Nº. 305 de outubro de 1994, Utilidade Pública Estadual, Lei Nº. 6.663 de 02/07/1994 e Utilidade Pública Federal, Lei 3935/2004.
O C T R P – Centro de Treinamento Régis Pacheco é uma unidade da FAMEC e como tal desenvolve ações de assistência integral ao educando, pautado no Estatuto da FAMEC. Sua manutenção é feita através de convênios com a Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, ajuda de colaboradores da FAMEC, além de parcerias com a Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, Conselho Tutelar, juizado da Infância e Juventude e com o Mistério Público.
O C T R P atende a crianças de 06 a 16 anos em regime de semi-internato com os seguintes serviços:
  • Alimentação (desjejum, almoço e jantar);
  • Fardamento (uniforme);
  • Ensino Fundamental (1ª a 4ª série);
  • Aula de reforço (recuperação paralela em turno oposto);
  • Oficinas Pedagógicas (Educação Artística e Iniciação Profissionalizante em turno oposto);
  • Recreação – iniciação ao esporte (judô, tai jitsu, capoeira, percussão – em turno oposto);

A FAMEC, durante esses anos de funcionamento tem procurado cumprir seus objetivos dentro de suas possibilidades, tornando-se gratificante constatar o resgate de vidas. A Instituição e os educandos agradecem aos voluntários e colaboradores que acreditam no projeto.

São encontrados obstáculos e dificuldades, principalmente no que se refere aos recursos financeiros, cuja escassez tem impedido a Instituição de estender seu atendimento integral a um número maior de crianças e adolescentes carentes.

Faz-se necessário apoio dos órgãos governamentais através de ações concretas no sentido de dotar a FAMEC de recursos financeiros capazes de implementar outras propostas sérias para um atendimento digno às crianças e adolescentes carentes da comunidade local.


 OBJETIVO GERAL



§  Proporcionar a aquisição de habilidades e competências que formem cidadãos éticos e conscientes do seu papel social, aptos para exercer uma profissão com dignidade e capazes de respeitar os outros.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS





§  Proporcionar à criança e ao adolescente escolaridade e iniciação profissionalizante;
§  Assegurar condições indispensáveis ao desenvolvimento das potencialidades do aluno;
§  Oferecer estímulo para o trabalho em equipe, incentivando o espírito de tolerância respeito e cooperação;
§  Promover a integração escola, família e comunidade por meio da ação colegiada;
§  Utilizar metodologia de ensino-aprendizagem que melhore o desempenho do aluno e garanta a permanência na escola e reduza o índice de reprovação.